Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Parceria aumenta monitoramento da segurança em áreas da Capital

25/05/2017 18:10:00

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Empresa vai compartilhar com o município as imagens das câmeras

Empresa vai compartilhar com o município as imagens das câmeras

 Com o objetivo de avançar em uma área fundamental para população de Porto Alegre e da região metropolitana - segurança pública -, a prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa, e a Trensurb firmaram uma parceria promissora. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, que esteve na Capital nesta quinta-feira, 25, participou de uma reunião na presidência da Trensurb, ao lado do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do vice-prefeito Gustavo Paim, onde foram apresentadas as ações. Também participaram da reunião o presidente da Trensurb, David Borille; o diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda; o diretor técnico da Procempa, Michel Costa; e o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.

Monitoramento - A Trensurb vai disponibilizar e compartilhar com a prefeitura as imagens das câmeras de segurança de todas as estações com o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). Já a prefeitura vai ceder para a Trensurb 40 rádios digitais, para facilitar a troca de informações entre os órgãos e agentes de segurança pública. A parceria se estende, ainda, no compartilhamento da rede digital de radiocomunicadores. Hoje existem alguns locais com "sombreamento", ou seja, sem sinal para comunicação.

Prefeitura e Trensurb terão integração do sistema de pagamento de passagens, ampliando o uso de tecnologias de pagamento e bilhetagem eletrônica. Já foram realizados testes para uso de pagamentos individuais com QR Code e pagamentos com cartão de crédito e débito, além de integrar os recebimentos do cartão de transporte municipal e metropolitano. 

O reconhecimento facial é outra inovação. O sistema vai conectar as câmeras dos novos bloqueios que executam a cobrança de passagem e as câmeras de segurança à base de reconhecimento facial da Procempa e do Estado para identificar infratores que cometem crimes fora e dentro das estações, além de apoiar o controle de fraudes dos benefícios de isenção para passagem do Trensurb, que afetam substancialmente a arrecadação. 

Também participaram do encontro os vereadores Moisés Barboza e Matheus Ayres.
 

Edição de: Paulo Cesar Pinheiro Flores dos Santos
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170