Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Aplicativo #EuFaçoPOA está disponível também para iOS

17/06/2017 16:06:07

Foto: Cristine Rochol/PMPA
App desenvolvido pela Procempa já oferece 16 funcionalidades aos usuários

App desenvolvido pela Procempa já oferece 16 funcionalidades aos usuários

O aplicativo da Prefeitura #EuFaçoPOA também está disponível para iOS e pode ser baixado na loja da App Store. O app, desenvolvido pela Procempa, é uma plataforma colaborativa na qual os cidadãos podem acessar os serviços municipais e interagir com projetos e iniciativas da prefeitura de forma simples, através de dispositivos móveis. Desde o seu lançamento, em  21 de março, estava disponível para os usuários da plataforma Android. 
 
O #EuFaçoPOA já possui 16 funcionalidades, e a mais recente, denominada de Detetive Cidadão, foi entregue na quarta-feira, 14, e permite com rapidez e total privacidade ao usuário o envio de informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade ou, mesmo, casos de furto e roubo de veículos. Desta maneira, as pessoas, mantendo seu anonimato, poderão auxiliar os órgãos de segurança pública na identificação e recuperação de veículos roubados ou furtados em Porto Alegre. 
 
A nova funcionalidade permite fotografar a placa do veículo. A partir daí, as informações são compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Os dados são analisados e, se o automóvel tiver alguma ocorrência de roubo ou furto, a informação é automaticamente encaminhada para providências através dos órgãos competentes. O procedimento de envio das fotos é totalmente sigiloso e o aplicativo não registra o número de quem enviou a foto. 
 
Outras funcionalidades - O #EuFaçoPOA foi lançado durante a Semana de Porto Alegre e permite, além da nova funcionalidade, indicar através do POA Solidária, doações para a Defesa Civil de Porto Alegre, localizar os pontos de coleta para doações da Campanha do Agasalho 2017, além de doações para a área da educação, saúde e para o novo laboratório de inovação da cidade, o Poa.Hub. Também é possível consultar o mapa das unidades de saúde, hospitais, pronto-atendimentos e farmácias distritais, e também verificar as consultas especializadas do SUS. 
 
No aplicativo também é possível consultar informações sobre mobilidade urbana e da rede municipal de ensino. Para os usuários do transporte coletivo, de táxis e para os ciclistas é possível localizar, dentro do mapa de serviços do aplicativo, informações sobre os itinerários dos ônibus, pontos de táxi, as estações do sistema de aluguel de bicicletas BikePoa, as rotas das ciclovias e vagas de estacionamento para idosos e deficientes. O mapa também passou a oferecer informações sobre as escolas, com a localização por georreferenciamento, endereços e horários de funcionamento.
 
Dentro deste processo de atualização, o app continuará evoluindo e receberá novas funcionalidades, possibilitando um canal direto dos cidadãos com os principais serviços municipais.
 
Para baixar o #EuFaçoPOA 
 
App Android
App iOS
 


/aplicativos /tecnologia

Texto de: Denise Righi
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170