Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Marchezan recebe jovens participantes do Projeto Pescar

14/07/2017 18:44:33

Foto: Joel Vargas/PMPA
Prefeito lembrou que foi paraninfo da 1ª turma de formandos no Banrisul, em 2004

Prefeito lembrou que foi paraninfo da 1ª turma de formandos no Banrisul, em 2004

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu na tarde desta sexta-feira, 14, cerca de 40 jovens que participam do Projeto Pescar Banrisul e do Pescar Procempa. Marchezan enfatizou a importância dessa obra para a transformação social nas comunidades e lembrou que foi paraninfo da primeira turma de formandos do projeto no Banrisul, em 2004, quando foi diretor da instituição. O Banrisul foi a primeira empresa pública a manter uma unidade do projeto. Os alunos agradeceram Marchezan pela iniciativa e o presentearam com a camiseta do Pescar e um porta-retrato com a foto da turma. (fotos)
 
Os alunos interagiram com o prefeito sobre assuntos variados, que abordaram o poder público e também a vida pessoal do chefe do Executivo. A aluna do Pescar Banrisul, Crisley da Luz Neves Garcia fez uma pergunta e também um relato comovente. Ela questionou como Marchezan se sente sabendo que auxiliou, de alguma forma, tantos jovens. 
 
“Às vezes encontro com pessoas que participaram do projeto. Até pelo Facebook. Me sinto feliz, mas hoje temos o desafio de multiplicar ações como essas. Dar oportunidade e apresentar outros caminhos, longe da violência”, respondeu. 
 
A Procempa também teve pioneirismo junto à Fundação Projeto Pescar. Foi a primeira empresa pública municipal do país a participar da ação social. “A companhia tem esse legado. E o índice de empregabilidade para estes jovens é muito bom. Quando eles chegam com essa experiência no currículo, se destacam no mercado de trabalho”, relatou a educadora social do Pescar Procempa,  Vanessa Martins.    
 
De acordo com a educadora social da unidade Banrisul, Claudia Fernandes, muitos jovens que terminaram o curso do Pescar se tornaram empreendedores. “Eles aprenderam dentro do projeto e ajudam outras pessoas, formando uma rede. Os jovens aprendem seus direitos e seus deveres como cidadãos. Os jovens que hoje estão aqui são transformadores de vida nas suas comunidades”, disse.  

“Moro em uma área de risco. Muitas amigas se envolveram com o mundo da violência e graças a Deus apareceu o Pescar no meu caminho. Em seis meses, desde que ingressei no projeto, já mudou muita coisa na minha vida”, relatou Crisley, que já pensa em objetivos maiores, como ingressar na faculdade de Direito quando chegar a hora. 
 
O projeto - Na Procempa, jovens de 16 a 19 anos podem fazer curso de iniciação profissional, de 900h/aula, na modalidade Jovem Aprendiz. Eles aprendem manutenção de computadores e redes. O Banrisul oferece formação em serviços administrativos, no centro de treinamento, localizado na zona Sul da Capital. “Atualmente, quase dois mil jovens integram a Fundação Projeto Pescar em todo o país”, informa a supervisora do projeto na regional Porto Alegre, Rosemary Terra Lucas. 
 


/procempa /projetos

Texto de: Caren Moraes
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170