Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Prefeitura lança função de acessibilidade no app #EuFaçoPOA

28/08/2017 20:01:23

Foto: Joel Vargas/PMPA
Nova ferramenta tem audiodescrição

Nova ferramenta tem audiodescrição

O encerramento da 20ª Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira, 28, no Salão Nobre da prefeitura, teve clima de festa. No início do evento, foi lançada a nova funcionalidade do aplicativo #EuFaçoPOA, que conta com audiodescrição. A atualização vai dar autonomia aos deficientes visuais para a navegação no aplicativo. 

A função foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e pela Procempa. Além da audiodescrição, novos menus contém informações importantes para a pessoa com deficiência (PcD). É possível encontrar a localização de vagas de estacionamentos em área azul e locais e telefones de pontos fixos de táxi acessíveis, por exemplo. O aplicativo também informa onde estão as botoeiras sonoras. Dessa forma, a pessoa com deficiência visual pode estabelecer uma rota mais segura para sua travessia, já que o equipamento quando acionado emite som enquanto o sinal está verde. 
 
Paulo Nunes, deficiente visual que já presidiu o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdempa) aprovou a atualização do aplicativo, e ressaltou serviços importantes do app #EuFaçoPOA como o Detetive Cidadão.  “O que é bom tem que ser bom para todos. Não somente para uma camada da sociedade”, afirmou. Nunes trabalhou juntamente com a SMDS e a Procempa sobre a acessibilidade do app  #EuFaçoPOA.   
 
Momento de mudanças - O prefeito Nelson Marchezan Júnior falou que o momento é de dificuldades em Porto Alegre, especialmente para quem mais precisa. “É um momento de mudanças, de quebrar paradigmas e interesses isolados. Para conseguirmos avançar no que é importante para todos, como Segurança, Educação e Saúde”, disse o prefeito. Marchezan fez um pedido ao diretor-presidente da Procempa, Paulo Roberto de Mello Miranda, que o aplicativo avance em mais serviços de acessibilidade. Para a SMDS, o prefeito sugeriu que sejam realizados eventos como a Semana da Pessoa com Deficiência, de forma descentralizada em Porto Alegre. "O programa Prefeitura nos Bairros seria uma forma de levar atividades de inclusão para as comunidades", falou. 
 
O incentivo à autonomia para a efetiva inclusão social e o engajamento de todos para a realização do evento foram destacados pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Záchia Paludo. “Vamos ver o que podemos levar desse evento para incorporar às nossas políticas públicas”, disse a secretária.  
 
Parceria - Diversas entidades parceiras da 20ª Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre estiveram representadas no encerramento. Representando essas instituições, a diretora do Senac Comunidade, Cecília Grinberg Herynkopf, agradeceu o empenho dos envolvidos. “Somente a união e as parcerias podem minimizar os tantos problemas que enfrentamos nos dias de hoje”, avaliou a diretora.
 
O presidente da Fadergs, Roque Bakof, destacou o protagonismo e a autonomia da Pessoa com Deficiência que foram promovidos durante as atividades. “As atividades envolveram todos. Estamos construindo um mundo em que queremos viver."
 
Semana - Entre as diversas ações realizadas, o ponto alto do evento foi o desfile da estilista Vitória Cuervo.  As peças foram mostradas por pessoas com deficiência, modelos que desfilaram peças adaptadas e projetadas para vários tipos de necessidades. Josiane França é deficiente visual e modelo, não apenas de moda inclusiva. “Desfilei na Semana da Pessoa com Deficiência mas estou aqui representando o curso de modelos Anjos da Moda HL, onde me tornei modelo profissional."
 
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) da Cavalhada levou para o encerramento do evento alunos de dois a cinco anos. A escola possui um projeto continuado de ações voltadas à acessibilidade de alunos com deficiência, visual e auditiva. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) aderiu à Semana da Pessoa com Deficiência levando atividades de vivências e inclusão em oito escolas municipais. 
 
As diversas atividades que integraram a programação da 20ª Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre tiveram mais de 30 apoiadores. O encerramento também contou com a Calçada das Sensações. Um caminho contendo diferentes texturas, obstáculos, objetos, sons e aromas, no Largo Glênio Peres, permitiu que o público tivesse a oportunidade de utilizar os sentidos de olfato, audição e tato. A ideia foi de sensibilizar as pessoas para as dificuldades do dia a dia enfrentadas por PcDs.  
 
Participaram do encontro secretários e diretores municipais, representantes de entidades e envolvidos no evento.  
 
 


/acessibilidade /aplicativos /pessoa_com_deficiencia

Texto de: Caren Moraes
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170