Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

#EuFaçoPOA: nova funcionalidade para quem quer parar de fumar

29/08/2017 18:06:24

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Prefeitura quer melhorar o acesso ao tratamento do tabagismo

Prefeitura quer melhorar o acesso ao tratamento do tabagismo

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Funcionalidade Quero Parar de Fumar está disponível em Android e IOS

Funcionalidade Quero Parar de Fumar está disponível em Android e IOS




No Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, lembrado nesta terça-feira, 29, a prefeitura lançou uma nova funcionalidade do aplicativo #EuFaçoPOA, para auxiliar pessoas que querem parar de fumar. O lançamento da funcionalidade ocorreu no Posto de Saúde Modelo e teve a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, e do diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda. 


Conforme dados de 2016 da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/Ministério da Saúde), Porto Alegre é a segunda capital brasileira com maior frequência de adultos fumantes, com 13,6% da população acima de 18 anos. Curitiba é a primeira da lista, registrando 14%, e São Paulo a terceira, com 13,2% do público adulto.  

Marchezan disse que o governo vive momentos de dificuldades, mas trabalha para superar o desequilíbro das contas públicas e prestar serviços de qualidade, priorizando áreas como empreendedorismo, segurança e saúde. Segundo ele, com criatividade, o governo vem qualificando a aplicação dos recursos na saúde e a economia de cerca de R$ 450 milhões permite investir nessas áreas prioritárias. De acordo com Erno Harzheim, a iniciativa alia o combate ao tabagismo (considerado o maior fator de risco para as neoplasias) à busca ativa da prevenção primária.

Como funciona - Para ter acesso, é necessário baixar o aplicativo no celular, disponível nos sistemas Android e iOS, e buscar a funcionalidade Quero Parar de Fumar. Após o cadastro, a unidade de saúde receberá a informação de que há pessoas que desejam parar de fumar naquela área de abrangência. Será feito contato com o usuário para agendar consulta de avaliação. O cidadão poderá ser tratado em grupo ou individualmente, conforme as diretrizes do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde quer melhorar o acesso aos serviços de tratamento do tabagismo em Porto Alegre.

O #EuFaçoPOA foi lançado em março, possibilitando consultar o mapa das unidades de saúde, hospitais, pronto-atendimentos e farmácias distritais, além de verificar as consultas especializadas do SUS. Também é possível consultar informações sobre mobilidade urbana e da rede municipal de ensino, transporte coletivo, de táxis e para os ciclistas.  
  
Para baixar o #EuFaçoPOA:
App Android
App iOS



/saude /tabagismo

Texto de: Eliane Iensen
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170