Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Tecnologia ajuda a identificar veículos roubados ou clonados

15/12/2017 15:25:01

Foto: Reprodução/PMPA
Em dez meses de funcionamento, sistema localizou mais de 150 veículos

Em dez meses de funcionamento, sistema localizou mais de 150 veículos

O Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), localizou nesta semana mais um veículo roubado que circulava nas vias de Porto Alegre. Um modelo Renault/Sandero, cor vermelha, foi localizado nas imediações da rua Dom Pedro II. Na semana passada, outro veículo, modelo Chevrolet/Classic LS, vermelho, que trafegava pela avenida Bento Gonçalves também foi localizado pelo sistema. Ambos os veículos foram recuperados em ações da Secretaria de Segurança Pública do Estado e os condutores foram presos.

O monitoramento é feito em tempo real em pontos estratégicos da Capital. Ao todo, são 27 câmeras distribuídas em diferentes locais que leem a placa do carro, alertam o sistema em caso de furto/roubo e emitem um sinal em caso de irregularidade. Em dez meses de operação, o Sistema de Monitoramento de Tráfego Eletrônico localizou mais de 150 veículos roubados, furtados ou clonados em Porto Alegre. Desse total, 27 foram recuperados. O sistema também identifica veículos com licenciamento vencido. O sistema é acompanhado pelo Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic e pelo Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS).

Além do Monitoramento de Tráfego, a Procempa desenvolveu, ao longo do ano, outras soluções que auxiliam no combate à criminalidade na Capital, como o Detetive Cidadão, Roket.Chat, Mobile Câmera e a Rede POA + Segura. Todas as soluções agem integradas ao Sistema de Monitoramento de Tráfego.

Detetive Cidadão - Por meio da funcionalidade chamada Detetive Cidadão, do aplicativo #EuFaçoPOA , é possível registrar e enviar informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade. Basta o cidadão baixar o app por dispositivo móvel como celulares e tablets. Desta maneira, as pessoas, mantendo seu anonimato, podem auxiliar os órgãos de segurança pública na identificação e recuperação de veículos roubados ou furtados em Porto Alegre. O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente. A funcionalidade permite fotografar a placa do veículo, a partir daí, as informações são compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS).

Intergação Roket.Chat - O app é interligado com o Sistema de Monitoramento de Tráfego. Sempre que um veículo roubado, furtado ou clonado é localizado, o sistema envia uma mensagem para um canal privado do chat. Assim, os agentes públicos que fazem parte do canal podem discutir questões relativas à operação de tentativa de recuperação do veículo.

Mobile Câmera - Transforma o celular dos agentes em uma câmera IP, possibilitando a transmissão das imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) e toda a rede da prefeitura. Solução gratuita incluída no Digifort e já preparada para utilização. Basta ao agente público instalar e configurar o app Digifort Mobile Camera. A solução também está integrada ao software de streaming Wowza.

Rede POA + Segura - Utiliza a rede wi-fi específica para a Segurança Pública, criada e disponibilizada nos hotspots da prefeitura. A solução permite a visualização das imagens e controle das câmeras em campo, utilizando notebooks, tablets ou celulares sem necessidade de conexão 4G. Torna possível a expansão para acesso aos sistemas de segurança e, consequentemente, fazer o monitoramento dos parques, praças e vias públicas no local pelos agentes de segurança pública

Tecnologia a favor do cidadão

Desde o início do ano, a prefeitura vem ampliando o uso da tecnologia para o combate à violência em todas as regiões da cidade. No Ceic, os operadores do videomonitoramento da Guarda Municipal fazem a vigilância, de forma integrada, 24h por dia, com o auxílio de 1,3 mil câmeras. Também foram estabelecidas parcerias e execução de ações com as forças de segurança do Estado, onde as imagens do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública são compartilhadas com o Ceic e vice-versa.



/seguranca /tecnologia

Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170