Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Projeto Pescar: Procempa realiza formatura

21/12/2017 10:05:52

Foto: Mônica Bidese/ Divulgação PMPA
Dezessete jovens receberam os diplomas de conclusão do curso

Dezessete jovens receberam os diplomas de conclusão do curso

Dezessete jovens do Projeto Pescar Unidade Procempa receberam os diplomas de conclusão do curso de Iniciação Profissional em Serviços de Informática e Redes. A formatura realizada na noite dessa quarta-feira, 20, no Teatro Renascença, foi acompanhada pelos familiares, amigos e instrutores voluntários da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e de outras entidades, que ao longo do ano,  dedicaram parte do seu tempo para compartilhar com os meninos e meninas seus conhecimentos.

O diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda e o presidente voluntário da Fundação Pescar, Edgar Bortolini, destacaram em suas manifestações a importância da parceria para a formação dos jovens e deixaram uma mensagem de incentivo aos formandos a continuarem buscando novos desafios. “Nós estamos orgulhosos desta parceria que nos proporciona há 13 anos capacitar jovens e promover a sua inclusão social. Já passaram pela Procempa mais de 200 meninos e meninas desde que aderimos ao projeto. E há exemplos de como o engajamento na preparação dos adolescentes para o exercício de uma profissão foi importante. Temos egressos do Pescar que já estão no mercado, então, não desistam. Hoje nós proporcionamos essa oportunidade e vocês a usaram para se formar. Persistam nos seus sonhos”, salientou Miranda.

Ao longo de 2017, os jovens assistiram aulas que incluíram conhecimentos para manutenção de computadores e redes, e também participaram de diferentes atividades de desenvolvimento pessoal e cidadania. O objetivo do projeto, que contempla jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, além de educar e formar cidadãos, é preparar os alunos para darem os primeiros passos no mundo do trabalho. Ao todo, o curso somou 800 horas de aula. Elen Luiza da Cruz Santos e João Bernardo da Luz Joaquim, oradores da turma, destacaram a importância desse tipo de iniciativa que qualifica os jovens para os primeiros passos na vida profissional. “Foi uma vitória fazer parte do grupo”, disse Elen.  

O Projeto Pescar foi  idealizado em 1976 pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck S.A, inspirado pelo provérbio chinês “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo por toda a vida” (Lao Tse). Até hoje, o provérbio continua orientando a linha de ação do projeto. Sua principal atividade é sensibilizar e envolver organizações empresariais na preparação de adolescentes de baixa renda para o exercício de uma profissão e encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho, promovendo, assim, a inclusão social. 



/procempa

Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170