Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Alunos da 14º turma do Pescar conhecem trabalho da Procempa

03/05/2018 12:40:37

Foto: Divulgação / PMPA
Ao todo, 12 jovens integrarão o projeto até o final deste ano

Ao todo, 12 jovens integrarão o projeto até o final deste ano

Os jovens do Projeto Pescar-Unidade Procempa conheceram na quarta-feira, 2, alguns setores da empresa e o seu funcionamento. Eles foram acompanhados pela educadora social Vanessa Martins e por funcionários voluntários que ministram as aulas do projeto. Ruan Fukes, 18 anos, falou em nome da turma e disse que conhecer a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) é um estímulo para acompanhar as aulas. “Gostei muito e tenho certeza que meus colegas também. Nunca tínhamos circulado dentro de uma empresa, acompanhado o trabalho. Isso nos motiva, é de extrema importância porque é um lugar onde convivemos e viemos para aprender”, salientou. Para Vanessa, foi importante os jovens conhecerem as diferentes unidades da empresa e entenderem o seu funcionamento. “Poder conhecer os gestores e as atividades que são desempenhadas serve de estímulo para os jovens”, disse.
 
Entre os setores visitados, o de desenvolvimento, infraestrutura, administração, além da direção. No gabinete, os jovens foram recebidos pelo diretor-presidente, Paulo Miranda, e pelo diretor administrativo, Marco Antônio Seadi, que destacaram a importância do projeto para o crescimento e inclusão social de cada um. “É uma satisfação receber vocês da 14ª turma do Projeto Pescar-Procempa. A companhia está bem envolvida com o projeto, temos funcionários voluntários que dedicam parte do seu tempo ministrando aulas, repassando conhecimentos”, destacou Miranda. Para o diretor administrativo, é a oportunidade que os jovens têm de aprendizado. “Que essas horas na empresa se transformem em novas e boas perspectivas para o futuro de vocês. Aproveitem essa oportunidade”, ressaltou Seadi. 
 
Curso 
Nesta edição do Pescar, a Procempa oferece o curso de Iniciação Profissional em Serviços de Informática: Manutenção de Computadores e Redes. Algumas das atividades serão nas áreas de desenvolvimento pessoal e cidadania, comunicação e tecnologia, além de sustentabilidade e ecologia, entre outras. As aulas iniciaram em março.
 
Ao todo, são 12 jovens que até o final deste ano integrarão o projeto nas dependências da Companhia. Além de qualificar os alunos para o exercício da profissão, percentual de 40% do curso, a formação estimula os adolescentes a adotarem novas atitudes para uma melhor convivência em sociedade, prevendo um percentual de 60% do curso em cidadania, que conta com uma carga horária total de, no mínimo, 800 horas.
 
O Pescar é resultado de uma parceria entre a Procempa e a Fundação Projeto Pescar para a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica e para o exercício de uma profissão. Participaram da seleção para ingresso no projeto adolescentes do município de Porto Alegre.
 



/procempa /projeto /projetos_sociais

Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170