Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Simulador de cálculo do IPTU tem 59,5 mil acessos

11/07/2018 14:30:00

Foto: Joel Vargas / PMPA
Projeto de lei que atualiza o valor venal dos imóveis visa a corrigir distorções

Projeto de lei que atualiza o valor venal dos imóveis visa a corrigir distorções

Lançado em 22 de junho pela Prefeitura de Porto Alegre, a ferramenta para que o cidadão possa simular o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), conforme o Projeto de Lei de Atualização da Planta Genérica de Valores, teve até o momento 59,5 mil visualizações, sendo que destas 8,9 mil simularam o cálculo do imposto de 7,1 mil inscrições de imóveis.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Fazenda e pela Procempa, o simulador faz o cálculo do IPTU a ser pago em 2019, se o projeto for aprovado sem modificações pelos vereadores. A ferramenta está disponível no site Simulador do IPTU e também pode ser acessada pelo portal da Prefeitura de Porto Alegre

Para fazer a simulação de como ficará o seu IPTU, o contribuinte deverá informar o CPF ou CNPJ, do proprietário, números do endereço e da inscrição do imóvel, que constam na guia do IPTU ou no site da Secretaria Municipal da Fazenda. No site do simulador, também estão disponíveis informações sobre como é calculado o valor do imóvel, na aba “Entenda o Cálculo”, e  também respostas a dúvidas frequentes, na aba “Perguntas e Respostas”.

Corrigindo distorções - O projeto de lei que atualiza o valor venal dos imóveis de Porto Alegre visa a corrigir distorções, e prevê que os contribuintes passem a pagar o IPTU de acordo com o valor real dos seus imóveis, ou seja, mais aproximado do valor de mercado. Atualmente, imóveis de mesmo valor pagam IPTU diferentes, e imóveis mais caros pagam menos IPTU do que imóveis mais baratos.

Do total de 767 mil imóveis de Porto Alegre, 238 mil terão redução de imposto (31%), 146 mil serão isentos de pagamento (19,2%). No total, 50,2% dos imóveis terão redução do IPTU ou ficarão isentos. O número de beneficiados no novo projeto alcança 384 mil imóveis já em 2019.

Para os contribuintes que tiverem aumento do seu IPTU, o valor médio será de 10,41% na guia do IPTU em 2019. Existe um limitador máximo de 30%, para que seja aplicado ao longo de quatro anos, e se refere àqueles imóveis que hoje estão mais defasados. Quanto menor for o índice, mais tempo levará para o contribuinte pagar o imposto até fechar o valor total devido.
 

Acessos ao site

Simulador -  Capa

Número total de páginas visualizadas (exibições repetidas de uma única página são consideradas): 59.469

Visualizações de páginas únicas (número de sessões durante as quais a página especificada foi visualizada pelo menos uma vez): 27.545

Simulador – Perguntas Frequentes

Visualizações de página: 8.988

Visualizações de páginas únicas: 7.290

Simulador - Entenda o cálculo

Visualizações de página: 7.480

Visualizações de páginas únicas: 5.845

Número de simulações realizadas:

Total de simulações: 8.341

Inscrições que realizaram simulações: 7.161

 

 


/fazenda /iptu

Texto de: Adriana Ferrás
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170