Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

BM usa app desenvolvido pelo município para identificar veículos

27/09/2018 18:34:09

Foto: Eduardo Beleske/PMPA
Aplicativo pode inclusive ser utilizado em dispositivo móvel de dentro de viaturas

Aplicativo pode inclusive ser utilizado em dispositivo móvel de dentro de viaturas

Aplicativo Hórus, desenvolvido pela equipe da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), possibilitou a identificação de um veículo roubado que circulava pela avenida Bento Gonçalves, na madrugada de terça-feira, 25, na Capital. Uma viatura da Brigada Militar (BM) patrulhava região com o auxílio do app, fez a abordagem e prendeu os dois suspeitos que estavam armados. Foi a primeira intervenção da BM por meio do aplicativo Hórus.  A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) liberou 150 licenças para a Brigada utilizar, sendo que algumas estão embarcadas nas próprias viaturas.

O aplicativo é mais uma ferramenta que pode ser usada pelos agentes de segurança pública para monitorar e localizar veículos roubados, furtados ou clonados, utilizando o próprio dispositivo da câmera de celulares e tablets, no modo vídeo. O reconhecimento de placas, por meio do sistema de OCR embarcado, é capaz de localizar e analisar ocorrências de diversos veículos em questão de segundos. O app pode inclusive ser utilizado em um dispositivo móvel de dentro de viaturas, monitorando todos os veículos estacionados ou que cruzarem em sua frente.

Uma vez localizada a placa, é feita a análise do veículo em tempo real por meio de consultas às bases de dados do Detran e BM e, se identificada ocorrência, o sistema exibe um alerta na tela mostrando a placa, os dados do veículo e o tipo de ocorrência. O alerta pode ainda ser enviado para o sistema de Cercamento Eletrônico de Porto Alegre, também desenvolvido pela Procempa para reconhecer placas de veículos por meio do monitoramento de câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

A utilização do Hórus maximiza o monitoramento e dificulta ainda mais a ação de roubo e furto de veículos tendo em vista que o monitoramento não é feito apenas por câmeras fixas, pode estar sendo feito em qualquer momento, em qualquer lugar da cidade. “O app foi desenvolvido com tecnologia própria da Procempa. Representa uma inovação no uso da tecnologia como aliada da segurança porque, com custo baixo, permite ampliar a capacidade de repressão ao crime pelas forças de segurança pública”, destaca o diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda. Todas as soluções agem integradas ao Sistema de Monitoramento de Tráfego do Município.

"Queremos engessar a criminalidade para que ela não possa se deslocar. Hoje, os bandidos atravessam o Estado com carro roubado para assaltar um banco. Passam por praças de pedágio e ninguém consegue identificar", disse Claudia Cristina Santos da Rocha, secretária interina  de Segurança de Porto Alegre.



/procempa /seguranca

Texto de: Guga Stefanello e Mônica Bidese
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170