Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Jovens do Pescar Procempa recebem certificação em curso

21/12/2018 09:56:43

Foto: Cristina Leipnitz/PROCEMPA PMPA
Cerimônia foi realizada no Teatro Renascença

Cerimônia foi realizada no Teatro Renascença

O sonho de receber a certificação por integrar a 14ª turma do Projeto Pescar - Unidade Procempa em 2018 se tornou realidade na noite dessa quinta-feira, 20, para 11 jovens. Eles receberam o título pela participação no curso de Iniciação Profissional em Serviços de Informática e Redes. A cerimônia foi no Teatro Renascença, na Capital.

O diretor-presidente da Procempa, Paulo Miranda, destacou a importância da parceria com a Fundação Projeto Pescar para a formação dos jovens. Para Miranda, é gratificante poder certificar os jovens e ajudar na transformação de suas vidas. “Estamos orgulhosos de contribuir com este projeto há 14 anos. A Procempa foi uma das primeiras empresas públicas a aderir à iniciativa no país e fez um esforço nesta edição para manter o Projeto e dar continuidade às ações de cidadania e inclusão. Temos exemplos de como o engajamento na preparação dos adolescentes para o exercício de uma profissão foi e é importante. Temos egressos do pescar atuando no mercado de trabalho, estudando em universidades e em cursos técnicos. São histórias de superação e coragem”, destacou.

Miranda também homenageou os funcionários voluntários da empresa e externos que ao longo do ano dedicaram parte do seu tempo para compartilhar com os meninos e meninas seus conhecimentos. Ao longo de 2018, os jovens assistiram aulas que incluíram conhecimentos para manutenção de computadores e redes, e também participaram de diferentes atividades de desenvolvimento pessoal e cidadania. O objetivo do projeto, que contempla jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, além de educar e formar cidadãos, é preparar os alunos para darem os primeiros passos no mundo do trabalho. Ao todo, o curso somou 800 horas de aula.

Oradores da turma, Laura Carolina Fagundes Baracy e Ruan Daniel Fukes Franco destacaram a iniciativa que qualifica os jovens para os primeiros passos na vida profissional. “É um momento marcante nas nossas vida e nos ajudará a seguirmos na busca de nossos sonhos”. Os jovens também prestaram uma homenagem aos monitores e entregaram mini cactos a cada um.

Willy Vicente Ribeiro, da 11ª turma do Pescar é um exemplo de superação. Aos 18 anos, Willy conseguiu uma bolsa por meio do Prouni e ingressou no curso de Ciências Jurídicas e Sociais, na PUC-RS. Atualmente, faz estágio em uma banca de direito, na Capital. Willy foi o egresso do Pescar homenageado. “Não tenho a menor dúvida de que as vivências no Pescar Procempa me impulsionaram para a vida que tenho hoje”, disse.

Durante os 14 anos do Pescar Unidade Procempa, passaram pela empresa mais de 250 alunos. Para o supervisor de unidade da Fundação Pescar, Adriano Santos, é um exemplo de parceria que está dando certo. “Agradeço a Procempa pelo engajamento e apoio a esses jovens que tem um futuro pela frente. Parabéns a vocês e não desistam de seus sonhos”, salientou Santos.

Projeto Pescar - Foi idealizado em 1976 pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck S.A, inspirado pelo provérbio chinês “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo por toda a vida” (Lao Tse). Até hoje, o provérbio continua orientando a linha de ação do projeto. Sua principal atividade é sensibilizar e envolver organizações empresariais na preparação de adolescentes de baixa renda para o exercício de uma profissão e encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho, promovendo, assim, a inclusão social. 



/procempa

Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170