Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Procempa abre processo para contratação de fábrica de software

10/03/2019 09:21:29

Foto: Cristina Leipnitz/Arquivo PMPA
Medida trará mais agilidade, eficiência e economia para a empresa pública

Medida trará mais agilidade, eficiência e economia para a empresa pública

Dar vazão às demandas por novos aplicativos e serviços disponibilizados pela prefeitura que facilitem a vida do cidadão porto-alegrense é uma das razões que levou o poder público, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), a iniciar o processo de contratação de uma fábrica de software. A iniciativa deverá proporcionar aumento da capacidade de entrega de soluções, possibilidade de prazos mais exíguos, além da troca de experiências com intuito de desenvolver novas formas de trabalho na área de desenvolvimento. O processo de contratação foi tornado público no dia 27 de fevereiro, com a divulgação do edital no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa).

A fábrica de software auxiliará no desenvolvimento e manutenção dos sistemas e atuará de acordo com a demanda estabelecida pela Procempa.  “É uma alternativa moderna de desenvolver sistemas. Traz mais agilidade, eficiência e economia para a empresa pública”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “A iniciativa faz parte do processo de desestatização da prefeitura, permitindo respostas mais rápidas, efetivas e inovadoras aos desafios dos dias de hoje”, destaca.

Segundo o presidente da Companhia, Paulo Miranda, a contratação da fábrica de software eliminará um dos gargalos da empresa que é a limitação de recursos de desenvolvimento de sistemas. “A fábrica terá capacidade para absorver volumes variáveis de demanda criados por novos projetos. Este é um grande avanço para a Procempa”, explica Miranda.

“O processo de contratação de Fábrica de Software em 12,5 mil pontos de função e 2,2 mil horas de consultoria técnica permitirá a Procempa acelerar seu processo de compatibilização de serviços em regime funcional e ágil para a prática de gestão e execução de projetos. Hoje, a demanda é muito maior que a capacidade de execução. Permitir a parceria com empresas privadas visará ao aumento da capacidade de atendimento de demandas, bem como a troca de experiências que permitam modernizar os processos de execução de projetos no município”, destacou o diretor técnico da Procempa, Alexandre Horn. Segundo Horn, será possível com a medida aumentar a quantidade de desenvolvedores, analistas, projetistas de sistemas, sem onerar os custos de administração de pessoas na Procempa e, ao mesmo tempo, acompanhar as curvas de demandas de projetos da cidade. “É uma tendência que vem para definitivamente otimizar a prática de gestão de escopo, qualidade e custos, aderindo a um conceito ágil e eficiente para controle de resultados”, complementa.

Edital - A publicação com as especificações do processo pode ser acessada no endereço www.procempa.com.br, menu Licitações, Consulta Pública. As propostas e documentação dos interessados serão recebidas pela Procempa, em sua sede, na avenida Ipiranga, 1200, até o dia 17 de abril. A empresa contratada prestará serviços técnicos continuados especializados em desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados, sem dedicação exclusiva, pelo período de 36 meses, podendo ser prorrogados por até 60 meses.

Vantagens:

- aumentar a capacidade de entrega;

- possibilidade de prazos mais exíguos

- troca de experiências com intuito de desenvolver novas formas de trabalho na área de desenvolvimento



/procempa /tecnologia

Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170