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Prefeitura unifica informações das unidades de saúde

23/04/2019 08:39:48

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Será possível acompanhar dias e horários de pico e índices de resolutibilidade

Será possível acompanhar dias e horários de pico e índices de resolutibilidade

A prefeitura está unificando as informações registradas nas unidades de saúde de Porto Alegre. Com a medida, é possível acompanhar os dados dos atendimentos individuais e odontológicos, os procedimentos e visitas domiciliares em tempo real. Também gerenciar o atendimento médico com mais eficiência, acompanhar dias e horários de pico e índices de resolutibilidade, ou seja, a solução dos casos dos pacientes que procuram as unidades. Pela primeira vez, a administração municipal tem o mapeamento integrado das ações da atenção primária para a gestão de políticas.

“É um divisor de águas para a gestão da área”, destaca o coordenador de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Thiago Frank. A unificação está sendo possível graças à parceria entre a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), que construiu a solução utilizando inteligência artificial (IA) e Big Data, e a SMS, que realizou o estudo exploratório sobre as informações da atenção primária na Capital. Foram extraídos os dados do e-SUS, que é um software do Ministério da Saúde utilizado para registrar os atendimentos das unidades de saúde, o que possibilitou a consolidação das informações de forma a propiciar uma visão única da atenção primária municipal.   

O projeto - Foi criada uma equipe multidisciplinar que envolveu especialistas em Big Data da Procempa, responsáveis por consolidar o grande volume de dados de atendimentos e realizar a exploração a partir do conhecimento e orientação dos especialistas em atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo assim a fidedignidade da informação. Na sequência, foram agregadas novas fontes de dados às já existentes, possibilitado a criação de visualizações ainda mais completas e complexas, de maneira que seja possível para o gestor municipal gerenciar de forma eficiente o atendimento médico nas unidades. 

“É um trabalho inovador e desafiador, em que são empregados os conhecimentos de negócio da atenção primária, aliados às mais modernas tecnologias preditivas de dados, visando a oferecer uma melhor qualidade da saúde à população de Porto Alegre. A continuidade do trabalho se dará com um aprofundamento na exploração das informações, buscando correlações entre regiões da cidade e patologias mais comuns, com o objetivo de evitá-las”, afirma o supervisor de Big Data da Procempa e responsável pelo projeto, Marcus Kassick.

 

 



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Texto de: Mônica Bidese
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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