Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

PortoWeb

O PortoWeb é o provedor público de acesso à Internet de Porto Alegre, administrado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município de Porto Alegre - Procempa. 
Em outubro de 2006, contabilizou mais de 4.000 contratos e mais de 13.000 usuários. Os serviços oferecidos atualmente pelo Portoweb são:

O portal do PortoWeb facilita o acesso on line a serviços públicos e privados através da seção Guia de Serviço, que tem o objetivo de disponibilizar na Internet links úteis para o cidadão portoalegrense saber, conhecer e exercer toda sua cidadania. Neste guia estão catalogados centenas de endereços úteis, com informações sobre direitos do consumidor, fornecimento de água, Governo, imposto de renda, IPVA, obtenção e renovação de documentos, dentre outros.

O portal também estimula os usuários a participarem de enquetes e debates sobre questões polêmicas envolvendo a cidade.

Existe também uma seção de downloads que contém versões atualizadas dos programas mais solicitados ao PortoWeb. A seção de notícias mantém informações atualizadas sobre o que está ocorrendo no mundo nas diversas áreas, tais como: esportes, política, tecnologia, economia, etc...

O Portoweb dispõe de uma Central de Atendimento ao Cliente (Call Center) onde são atendidas as ligações telefônicas atualmente na ordem de 6.000 ligações/mês.

Portal da Solidariedade

O Portal da Solidariedade foi criado no mês de abril de 2006 para tornar-se a Internet social do PortoWeb, provedor de Internet da Procempa. Por meio do Portal, a Procempa coloca à disposição do internauta o PortoWeb Cidadão, hotsite que reúne informações sobre cidadania e dados de instituições sociais da Capital. A ferramenta possibilita que organizações de caráter social se cadastrem para receber serviços de criação e hospedagem de sites, sem custo, a partir de inscrição no próprio Portal. O hotsite  promove, assim, a integração das entidades de caráter social, ao mesmo tempo que reúne informações sobre cidadania e dados destas entidades. O PortoWeb já oferece o serviço gratuito de criação e hospedagem de sites ao Instituto Sanmartin, que fornece alimentos a 32 entidades assistenciais da Capital; ao Centro Educacional Esportivo Fênix, que trabalha a inclusão social por meio do esporte a cadeirantes e amputados, à ONG Fórum de Responsabilidade Social e ao Instituto Cultural Afrosul Odomodê.
O PortoWeb Cidadão entrou em agosto deste ano para a lista de parceiros do Ministério da Justiça, que auxiliam na busca por pessoas desaparecidas. O hotsite dedica-se, entre outras temas ligados à cidadania, a divulgar imagens de pessoas desaparecidas a partir de dados passados pelo próprio Ministério. Buscando a contínua aproximação e a prestação de serviços junto à comunidade porto-alegrense, o Portal oferece também acesso para pessoas cegas e/ou com algum tipo de deficiência visual, atendendo às normas e diretrizes de acessibilidade e de ergonomia, recomendadas pelos principais órgãos reguladores no Brasil e no exterior.



              

Facebook PMPA     Nossa Porto Alegre Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170