Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^

Procempa nos Eventos

Em 2012, a participação da Procempa foi registrada em 78 realizações - De 2005 a 2012, o total chega a 388. 
A Empresa disponibiliza computadores a participantes de eventos, fornece rede para acesso à internet, cria espaços virtuais, e também participa como protagonista de eventos importantes na área de TI - como é o caso do Poa Wireless, com seis edições seguidas, e da BITS (edição sul-americana da Feira de Hanover na Alemanha) , uma das maiores feiras mundiais de TI, que em 2013 acontece pelo terceiro ano consecutivo em Porto Alegre. 


Carnaval
Complexo Cultural do Porto Seco

Além da transmissão dos desfiles pela Internet, a Procempa oferece soluções em videomonitoramento, telecomunicações e Internet livre e gratuita durante o Carnaval. Para a organização do evento, a Procempa disponibiliza computadores e ramais telefônicos, divididos entre o Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Hospital de Pronto Socorro e SAMU, Brigada Militar, Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Coordenação de Comunicação Social, Camarote do Prefeito, bar, concentração, jurados, bilheteria e a Associação das Entidades Carnavalescas do RS (AECPARKs).

Pelo quarto ano consecutivo, a Procempa viabiliza também a transmissão ao vivo pela Internet dos desfiles, para o público que não pode acompanhar a festa no Porto Seco. Todos os anos, mais de cinco mil acessos são reguistrados.

Para auxiliar a segurança do Carnaval, a Procempa também instala câmeras de videomonitoramento de segurança, móveis e fixas.  Já para o acesso gratuito à Internet, a Procempa instala áreas wireless, com a Procempa Livre e Gratuita.


Fórum Internacional de Software Livre

O Fórum Internacional Software Livre (fisl), é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. São centenas de atividades, entre palestras, oficinas, workshops, encontro das comunidades de software livre, Mostra de Soluções e Negócios Livres, Arena de Programação Livre, Festival de Cultura Livre, e outras atrações.

Participação da Procempa:

Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a Procempa disponibilizou um estande ao público, onde foi apresentado o Projeto Procempa Verde. A Companhia também disponibilizou ao público um cyber com acesso gratuito à Internet e a conexão Procempa Livre e Gratuita para todos os participantes e para a transmissão pela Internet das atividades do fisl.


Acampamento Farroupilha
A Procempa garante Internet gratuita aos frequentadores do Acampamento Farroupilha. Para quem está nos festejos tradicionalistas com seu notebook ou computador portátil, é oferecida a Procempa Livre e Gratuita, conexão wireless pública de Porto Alegre, que cobre uma área de aproximadamente 40% do acampamento. 

Durante o Acampamento Farroupilha, a Procempa também disponibiliza infraestrutura tecnológica, com pontos de Internet e telefonia para os órgãos públicos presentes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). São atendidos o Galpão Administrativo, das secretarias municipais, como a Cultura, Comunicação Social e Gabinete do Prefeito, além da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). A Brigada Militar e a Polícia Civil também contam com a tecnologia Procempa, assim como o Galpão da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

Expointer 

Parque de Exposições Assis Brasil

A Companhia disponibiliza infraestrutura tecnológica na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Companhia fornece a Procempa Livre e Gratuita na Avenida Boulevard, na Área de Imprensa e na Praça das Bandeiras, em frente ao Pavilhão Internacional. A Companhia também disponibiliza conexão na Recepção Internacional, direcionado aos visitantes de outros países, e infraestrutura e suporte tecnológico aos órgãos da administração municipal, e clientes corporativos como o transporte de dados, através da Infovia.


Bienal do Mercosul

Armazéns do Cais do Porto

A Procempa foi responsável pela montagem e instalação do aparato de informática e telefonia, fornecendo infraestrutura tecnológica pela terceira vez para a Bienal do Mercosul. Um convênio entre a Fundação Bienal e a Companhia garantiu que os armazéns A3 e A5 - além do portão de entrada, estivessem conectados na rede Wireless na Infovia/Procempa, fazendo com que todo público presente nos locais tivesse acesso a internet de forma gratuita. Para a organização, microcomputadores, impressoras, notebookes, projetor multimídia com tela e scanners estiveram à disposição, assegurando a capacitação técnica do evento. Cada obra exposta contou com o suporte necessário. E também foram transmitidas pela Internet as palestras que ocorrem no evento.


Copa Davis  de Tênis 

Ginásio  Gigantinho

Foram contabilizadas mais de 20mil pessoas durante os três dias do evento, todas tiveram acesso livre à Internet; através do cyber disponível dentro do Ginásio, ou da rede Wireless implementada pela Companhia. Quem ficou em casa, pode conferir a atualização ponto-a-ponto dos jogos através do site da Federação Interncaional de Tênis que utilizava uma conexão direta entre o Juiz de rede e a página na Internet, também fruto do convênio com a Procempa.


Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Parque da redenção

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - COMCET. O evento busca mobilizar a população em torno de temas e atividades de C&T, que valorizam a criatividade, a atitude científica e o comprometimento com a sustentabilidade e a qualidade de vida, no âmbito do município de Porto Alegre

A Procempa é uma das organizadoras do evento, e participa da Mostra de Ciência e Tecnologia, acompanhada de outras secretarias municipais. Entre as iniciativas expostas estiveram a conexão satelital; o Procempa Verde, que busca conscientizar sobre responsabilidade ambiental e promover a racionalização de custos e energia; e demonstrações de protótipos criados a partir do projeto Robótica no Ensino Médio. Além disso, também esteve exposta uma apresentação do projeto Telemedicina, prática de medicina à distância em postos de saúde da prefeitura de Porto Alegre; e projetos das outras secretarias participantes do evento.


Regional Porto Alegre Robotics
 
Ginásio Tesourinha

A etapa regional de Porto Alegre, a Procempa Robotics, é realizada no Ginásio Tesourinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), com atividades programadas. O torneio é realizado pela First, uma organização sem fins lucrativos voltada a programas que promovam a matemática, a ciência e a tecnologia para jovens. A First Robotics Competition é a principal disputa de robótica estudantil do mundo.

O público acompanha no local com entrada gratuita e também através da Internet, ao vivo, pelos sites da Procempa e FLL. O evento conta ainda a Procempa Livre e Gratuita em toda a área interna do ginásio. São cedidos computadores com conexão à Internet e impressoras para a organização do campeonato. Dentro do evento, é realizada também a competição Open VRC Procempa, com equipes competindo com robôs grandes.


55ª Feira do Livro de Porto Alegre

Praça da Alfândega e Cais do Porto

A Procempa garante o suporte tecnológico necessário à realização da Feira do Livro. Além da infraestrutura de rede wireless, a Procempa Livre e Gratuita, em toda a feira, a Procempa fornece computadores para a Sala de Imprensa, Câmara do Livro, Espaço Memorial, Central de Informações e prefeitura municipal.

A Companhia também garante o serviço Localize-se, pelo qual o visitante acessa a programação da Feira e a localização de livros, bancas e editoras por meio de terminais de autoatendimento instalados em locais estratégicos. Funcionários da Procempa auxiliam nas buscas. No Cais são oferecidos o Espaço Braille, com computadores e impressora adaptados para deficientes visuais, e o cyber Gurizada.com.
 A Procempa também mantêm câmeras de vídeomonitoramento, conectadas com a Brigada Militar, para garantir a segurança no local. As imagens também podem ser acessadas pelo público, de casa, nos sites www.portoalegre.rs.gov.br, www.portoweb.com.br, www.procempa.com.br e www.feiradolivro.com.br.


Salão Náutico do Mercosul 

Orla do Guaiba

Os grupos de expositores do Salão Náutico do Mercosul são compostos pelos mais variados segmentos da área: estaleiros, fabricantes de barcos a vela e a motor, iates, veleiros, lanchas, jet ski, canoas e botes. A programação do evento conta ainda com fórum de debates, workshops e atividades culturais, abordando temas como o meio ambiente e a recuperação do Guaíba, com a participação de professores de universidades de Oceonografia, ambientalistas de instituições como o Greenpeace, Sea Shepard, Projeto Tamar, Ceclimar, entre outros, além da visitação diária de alunos de escolas públicas e privadas. Palestrantes de renome internacional, como Robert Scheidt, Almir Klink e família Schürmann também participam do Salão.

Participação da Procempa:

A Procempa disponibilizou conexão wireless (sem fio) Procempa Livre e Gratuita para os 50.000 visitantes do Salão Náutico.



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170