Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^
30/11/2007

Acesso à Internet auxilia no tratamento de crianças


Ao completar um mês de funcionamento, nessa quinta-feira (29), o Estação Digital – projeto de conexão gratuita à Internet, implantado pela Procempa na Santa Casa, já apresenta resultados positivos  no comportamento dos pacientes. Eles utilizam os 17 computadores, com sete webcams, distribuídos nos hospitais da Criança Santo Antônio e Santa Rita. 
Para a psicóloga Juliana Potter, que acompanha o tratamento das crianças internadas na Unidade de Pediatria da Santa Casa, “o hospital já é um ambiente hostil por si, e os computadores instalados foram fundamentais para humanização da instituição”, avalia. Ela justifica que algumas das crianças internadas no Hospital Santo Antônio não suportavam ter de fazer quimioterapia. “Agora, elas aceitam mais facilmente realizar o tratamento, pois sabem que poderão brincar nos micros depois”, relata Juliana. A psicóloga considera que o Estação Digital foi um divisor de águas para o hospital, “nada disso teria acontecido sem o apoio da prefeitura e da Procempa”, afirma Juliana, ao explicar que até seu trabalho feito com as crianças internadas foi beneficiado devido às mudanças de comportamento que as tornaram mais motivadas para o tratamento. “Espera-se que o humor dos internados seja deprimido, pelo fato de estarem dentro de um hospital, tendo de realizar intensos e cansativos tratamentos. Notamos, através do nosso acompanhamento psicológico, uma diminuição deste tipo de comportamento depois do Estação Digital ser implantado.” enfatiza Juliana, antes de afirmar que as enfermeiras também dividem a mesma opinião em relação ao projeto.
A diretora do hospital  Santo Antonio, Swetlana Margaret Cvirkun, explica que a internação de um paciente, especialmente criança, em hospital para realizar tratamentos é um choque difícil de ser assimilado. “O Estação Digital ameniza a sensação de estar em hospital, propiciando ainda àquelas crianças que precisam permanecer semanas ou meses internados, não tenham seu desenvolvimento infantil prejudicado”, explica Swetlana, destacando a importância recreativa que os computadores podem gerar aos pequenos. Além disso, a diretora revela que está em fase de planejamento um projeto que visa criar uma linha de pesquisa para verificar a influência do Estação Digital nos resultados de tratamentos de pacientes internados.
Conversa com amigos e comunidade
O garoto Jean Marques, 13 anos, é um dos usuários mais assíduos dos micros da Estação Digital. O jovem confere, diariamente, através do computador as notícias do seu time, conversa com amigos e colegas da escola pelos comunicadores instantâneos on-line, e administra a comunidade do Orkut, da qual é dono, e que já possui mais de 16 mil integrantes, “eu gosto de beijar minha namorada”. Jean é um dos pacientes internados no Hospital Santo Antônio para realizar os intensos tratamentos na corrida para vencer a doença. Por complicações na visão, o garoto é impossibilitado de enxergar nitidamente à distância, vê com clareza apenas objetos próximos, dificultando dessa forma atividades simples como assistir jogos e filmes na televisão. “Usando computador, eu posso me aproximar da tela do monitor para enxergar os detalhes das páginas que acesso”, conta Jean, que também possui computador em casa. A mãe do menino, Vânia Rosa Marques, faz questão de agradecer pelo projeto implantado no hospital. “Sou grata à Procempa e à Santa Casa, que oferecem este espaço ao meu filho e as outras crianças, fazendo com que eles se sintam como se estivessem em casa, mesmo que seja apenas nos momentos em que estão navegando na Internet”, avalia.


              










Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170