Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
concurso voltar ao topo ^
01/07/2015

Procempa entrega relatório de gestão ao prefeito


As ações realizadas no âmbito administrativo e na área técnica da Procempa, foram apresentadas ao prefeito José Fortunati, em reunião do Conselho de Administração da Empresa, realizada na terça-feira, 30, na sede da Companhia, na Capital. O presidente da Procempa, Mario Teza, entregou ao prefeito o relatório da gestão 2014/2015, que  contempla a reestruturação técnica administrativa da empresa, resultado de um ano de trabalho. Entre as novidades, está a criação da Controladoria, que visa fortalecer o controle interno e a otimização dos resultados da empresa. 
 
De acordo com o presidente, a controladoria está alinhando, cada vez mais, a empresa ao modelo de gestão do município de Porto Alegre. “Nos estamos propiciando maior eficiência, eficácia, efetividade e economicidade nas ações e atividades de competência da empresa”, disse. 
 
Teza destacou os métodos aplicados de controle, como o voto de diretoria com a justificativa, o plano de trabalho e o retorno para a cidade de cada ação a ser desenvolvida pela companhia, além de uma série de elementos para o controle interno. 
 
Programa de Melhoria de Gestão -  Lançado oficialmente durante o evento, o programa visa  documentar e registrar todas as ações, dando diretrizes consolidadas à empresa. Exemplo da iniciativa é a elaboração de manual de atribuição e competências, do manual de compras e contratações, além do estabelecimento de sistema de gestão de custos, de regras internas de tramitação no SEI,  regras para fiscal de contrato e regramento para o pagamento de fornecedores.
 
O prefeito ressaltou o esforço para resgatar a imagem da empresa, com o aperfeiçoamento de sua gestão. “Resgatamos uma empresa que está fortalecendo, cada vez mais, o serviço público de Porto Alegre, esse é o objetivo desta empresa de tecnologia, trabalhar a inteligência a favor do cidadão”, afirmou Fortunati. Segundo ele, a Companhia avança de forma concreta, com novos mecanismos de gestão. 
 
Segundo o presidente do Conselho de Administração, o secretário Urbano Schmitt, a empresa hoje possui uma nova face. “A Procempa hoje é uma empresa voltada para atender bem à prefeitura. Essa é a orientação do prefeito”, avaliou.  
 
Concurso Público – O fortalecimento do quadro funcional, com a admissão de novos funcionários também teve destaque. Até o momento já foram chamados 73 empregados. “A empresa tem hoje uma motivação diferente com a entrada de funcionários novos. A Procempa antes era conhecida pela infovia. Hoje, estamos reforçando a área de desenvolvimento, operação de sistemas e inteligência da gestão da cidade”, disse o diretor técnico, José Antônio Borba Soares. 
 
Da mesma forma, o diretor administrativo, Marco Antônio Seadi, destacou o compromisso dos novos empregados que somados as experiências dos demais funcionários, estão auxiliando de forma significativa a atual gestão. “Eles reforçam as equipes qualificando o trabalho nas diversas áreas da empresa”, observou. 
 
Outras ações apresentadas
 
Remodelação estrutural - Elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), reforma dos escritórios, revitalização do pátio, aquisição de cinco novas catracas com tecnologia biométrica. 
 
Reestruturação do quadro funcional
Novo Plano de Classificação de Empregos e Salários homologado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul, Plano de Incentivo à Aposentadoria (PIA) - 15 empregados deixaram a empresa no mês de abril/2015.
 
Métodos de Controle 

Voto de diretoria - É a autorização da diretoria para investimentos em ações de melhoria na empresa.
 
Controladoria - Instalada em janeiro de 2015, tem a missão de promover o fortalecimento do controle interno e qualificar a gestão da Companhia, a fim de assegurar as boas práticas da gestão pública, auxiliar na otimização dos resultados, salvaguardar os ativos da empresa e dar segurança aos atos praticados pelos gestores.
 
Indicadores – Foi implementado, em março de 2015, pela Diretoria Técnica o acompanhamento por Indicadores.
 
 
Texto: Denise Righi 
Foto: Ivo Gonçalves
 
 


              










Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170